Arrastão oficializa abertura do 5º Itajaí em Cartaz

Cerca de 50 artistas, de nove grupos de teatro local irão realizar um “arrastão” na Rua Hercílio Luz – Centro, neste sábado (17), às 10h. Ao som dos batuques do Grupo de Maracatu de Itajaí, a ação tem como objetivo divulgar o 5º Itajaí em Cartaz. O “arrastão” iniciará no Museu Histórico e irá seguir até a Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico. A ação culminará com o espetáculo convidado “Fulaninha e Dona Coisa”, de Florianópolis.

 

"Fulaninha e Dona Coisa" é o espetáculo convidado para o arrastão

  

 Toda a população está convidada a participar da abertura oficial de mais uma edição da mostra itajaiense de teatro, que seguirá com programação intensa até o dia 24 de setembro. Em oito dias, serão apresentados 25 espetáculos, nas mais variadas linguagens e estilos, com sessões matutinas, vespertinas e noturnas. As atrações são direcionadas para crianças, adolescentes e adultos. Agenda pra amante cultural nenhum colocar defeito.

A novidade da 5ª edição da mostra local de teatro é o caráter solidário. Devido às chuvas que atingiram a região nos últimos dias, os artistas locais optaram por não cancelar o evento e sim, apresentar à população muita magia, através do teatro, para garantir momentos de alegria, neste recomeço. “Como já dizia um grande amigo e facilitador cultural em Itajaí: A única maneira de levantar o ânimo de uma população atingida por uma catástrofe é com o teatro. E assim estamos fazendo. Vamos continuar o nosso trabalho e aproveitar para ajudar os atingidos pelas enchentes”, comenta Bruna Machado, organizadora do 5º Itajaí em Cartaz.

 No lugar da quantia em dinheiro, a organização da mostra itajaiense estipulou que os ingressos serão produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis ou água potável. Todos os materiais adquiridos serão destinados para os municípios vizinhos, atingidos pelas cheias. “Contatamos o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, e ele nos informou que cidades como Rio do Sul, Laurentino e Brusque precisam muito destes donativos e que a situação em Itajaí já está se normalizando”, explica Bruna.

O 5º Itajaí em cartaz é promovido pela Rede Itajaiense de Teatro, através da Lei de Incentivo à Cultural de Itajaí. A participação de todos é fundamental, para que o evento contribua com a fomentação cultural itajaiense e com àqueles que foram prejudicados com as cheias na região.

Saiba mais sobre a Rede Itajaiense de Teatro

A Rede Itajaiense de Teatro diz respeito ao coletivo dos grupos de teatro de Itajaí. A Rede conta com nove grupos filiados que trabalham em coletividade pensando no desenvolvimento do teatro local. Os grupos atualmente filiados à Rede são: Grupo Porto Cênico, Cia Experimentus Teatrais, Cálice Expressão de Arte/ Ilustríssimos Senhores, AECA (Alunosem Exercício Cênico Anchieta), Bagagem Cênica, Sua Cia de Teatro, Acontecendo Por Ai, Cia Mútua e Cia Andante.

Além dos grupos que trabalham com espetáculos com atores no palco, encontram-se os grupos que trabalham com teatro de bonecos e com lambe-lambe (teatro em miniatura). A diversidade é uma constante entre os grupos de teatro da cidade, sendo que desta tônica nasceu a Mostra Itajaí em Cartaz. Maisinformações da Rede:  www.redeitajaiensedeteatro.blogspot.com.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s