“As Pessoas de Minha Pessoa” supera expectativa de público

O espetáculo “As Pessoas de Minha Pessoa” interpretado pelo ator e diretor Valentim Schmoeler supera expectativa de público nesta quinta-feira, nas duas sessões realizadas na Livraria Casaberta. A programação que começou cedo, às 9h, atraiu cerca de 40 alunos do 9º ano do Colégio Salesiano e do Lar Fabiano de Cristo.

“É muito bom assistir teatro, a gente sempre aprende alguma coisa”, comenta o aluno Lucas Bastos de Souza, de 16 anos. O público que não conhecia o poeta Fernando Pessoa se surpreendeu com o que viu. “Achei ele romântico quando recitou uma poesia para uma moça da plateia e entregou uma flor pra ela, não sabia que ele era assim”, comenta o estudante Jackson da Rosa de Lima, de 13 anos.

Na sessão das 15h, outra vez, mal tinha espaço para o ator recitar suas 14 poesias e um texto, presentes no roteiro. A sala de apresentações da Livraria se tornou pequena em meio ao entusiasmo da plateia composta por 34 pessoas. Estavam presentes em maior número, alunos da escola Iolanda Laurindo Ardigó, que em breve irão montar a sua própria mostra de teatro. “Trouxe os alunos para se inspirarem nas montagens, todos terão que encenar na nossa mostra”, comenta a professora Clenice Comunello.

Na montagem do grupo Bagagem Cênica foram interpretados três heterônimos, dos 72 criados pelo poeta português Fernando Pessoa. Além dos heterônimos, Valetim também interpretou o próprio poeta. Foram recitados quatro poesias e um texto de Fernando Pessoa, quatro poesias de Alberto Caeiro, três de Álvaro de Campos e três de Ricardo Reis.

 De acordo com Valentim, as poesias de Reis são mais sofisticadas e clássicas, de Campos mais populares e que retratam a angústia do povo e do próprio Fernando Pessoa e as de Caeiro são de muita simplicidade. Caeiro foi um dos mais importantes papeis criados por Pessoa, foi considerado um mestre pelo poeta.

Os três personagens conversaram com a plateia , que se divertiu, riu e se emocionou com um dos maiores poetas do século XX, Fernando Pessoa.

Ficha Técnica:
Direção: Rafael Orsi de Melo
Atuação: Valentim Schmoeler
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s